quebrada de las conchas

Salta e Jujuy | Guia com os melhores destinos

As províncias de Salta e Jujuy, que estão localizadas no norte da Argentina, são verdadeiros presentes para quem visita. Isso porque o turismo em massa ainda não chegou nas provincias, e essas regiões estão repletas de belezas naturais, oferecendo aos visitantes uma experiência única e fora do convencional.

Atualmente, apesar desse crescimento, ainda escondem lugares pouco conhecidos pela maioria dos viajantes, e nos convidam tanto para experiencias históricas e culturais, como para um turismo mais responsável e sustentavel.

Portanto, vou contar de maneira geral, os destinos que mais me impressionaram no NOA, desde os mais famosos e os que embora nem sempre estejam incluídos nas rotas turísticas mais populares, sem dúvida merecem ser descobertos.

O que fazer em Salta

Salta, que já é conhecida como “La Linda” por sua beleza, apresenta paisagens muito diferentes, além da rica e diversificada cultura da região. Há uma variedade de lugares famosos para explorar, e os meus preferidos na provincia são:

  1. Quebrada de las Conchas: Com cerca de 80 km de extensão de montanhas vermelhas. Podemos explorar suas mais de 5 paradas na estrada da Ruta 68, escrevi um texto aqui para você conhecer por conta própria.
  2. Vinhos de Cafayate: No final da ruta 68 chegamos a Cafayate. Um pueblo a 200 km da capital conhecido por sua produção de vinhos de altura, cultivados nas vinícolas locais. Os visitantes podem desfrutar de degustações e passeios cheios de informação e bom gosto.
  3. Cachi, o Pueblo das Alturas: Cachi é uma vila colonial, com ruas de paralelepípedos e vistas espetaculares das montanhas ao redor. Está ao lado do parque nacional dos Cordones e é um lugar ideal para apreciar a cultura local e gastronomia.
  4. Iruya: O pueblo escondido em um vale profundo, cercado por montanhas. Com certeza um dos meus lugares preferidos, um povoado construido no meio de uma cordilheira.
  5. Museu de Arqueologia de Alta Montanha em Salta: Este museu abriga os famosos “Niños de Llullaillaco”, três múmias incas descobertas nas montanhas da região que contam um pouco de como viviam os povos originarios e oferece insights valiosos sobre a história e cultura local.
  6. Tren a las Nubes: O passeio serpenteia os Andes a altitudes impressionantes, proporcionando vistas panorâmicas espetaculares. Além disso, passa pela maior construção arquitetônica argentina do século 20.

Para todos eles, recomendo que separe uns 5 dias para fazer o que eu chamo de circuito da província. Dessa maneira seguindo de Salta pela quebrada de las conchas até Cafayate. Logo, quebrada de las flechas, Cachi e retornando ao ponto de inicio.

O que fazer em Jujuy

Jujuy, por sua vez, chama atenção dos viajantes por sua geografia que varia de montanhas gigantes a vales férteis e coloridos. Meus pontos imperdíveis nesta província são:

  1. Cerro de 14 Colores em Humahuaca: Mias conhecido como Hornocal, a mais de 4 mil metros de altura. Começamos a aventura na estrada sinuosa e cheia de mirantes no caminho.. e assim que chegamos no topo, ficamos de frente para uma verdadeira pintura, de arrepiar.
  2. Caminho de 7 Colores em Purmamarca: Localizado em Purmamarca, oferece uma experiência em que caminhamos entres as montanhas coloridas, conhecendo de perto suas cores e detalhes.
  3. Quebrada de las Señoritas em Uquía: Um caminho lindissimo onde adentramos as montanhas vermelhas de formações geológicas diferentonas e histórias locais.
  4. Deserto de Sal Salinas Grandes: Um deserto de sal que se estende por quilômetros, onde podemos visitar e conhecer um pouco da sua formação.

Esses lugares famosos destacam a diversidade e a beleza natural da província de Jujuy, oferecendo experiências inesquecíveis para os visitantes.

Para sair do convencional em Salta

Para uma experiência menos convencional em Salta, considere explorar esses locais menos conhecidos:

  1. Quebrada de San Lorenzo: Uma alternativa menos turística com trilhas para caminhadas e um ambiente tranquilo. Perfeito para relaxar e apreciar a natureza sem aglomerações.
  2. Pueblo Vaqueros: Esta vila proporciona uma visão autêntica da vida rural argentina, com suas ruas tranquilas e arquitetura tradicional. Além disso, é um lugar ideal para conhecer a cultura local e desfrutar de uma boa comida de campo.
  3. Pueblo La Caldera: Menos visitado do que os destinos turísticos mais populares, La Caldera convida os viajantes a uma experiência genuína da vida em um pueblo argentino. É um destino querido dos locais e principalmente para quem gosta de camping.
  4. Dique Cabra Corral: Este grande reservatório de água é um local popular entre os moradores para atividades como pesca, passeios de barco e camping. Um dia gostoso para andar de caiaque ou fazer um piquenique.

Fora do convencional em Jujuy

  1. Peña Blanca em Humahuaca: Uma montanha sagrada para os locais, a 1km do pueblo. Perfeita para contemplação e conexão com a natureza, principalmente no por do sol.
  2. Sítio Arqueológico Inca Cueva: Este local pouco visitado oferece uma experiência autêntica da história inca, com pinturas rupestres e vestígios arqueológicos preservados, além de, para mim, ter uma das paisagens mais linda da quebrada.
  3. Selva Jujeña Las Yungas: Além das conhecidas termas de Reyes e do Rio Yala, vale a pena explorar trilhas menos percorridas para descobrir a rica biodiversidade desta selva subtropical, como a laguna esmeralda em Volcan.
  4. Pucará de Tilcara: Este sítio arqueológico proporciona uma visão fascinante da cultura pré-incaica, com ruínas antigas, como um mini Machu Picchu com muita historia.
  5. Garganta del Diablo em Tilcara: Para quem deseja fugir das trilhas turísticas tradicionais, esse passeio é gostoso e divertido, ingressando por uma garganta literal, até chegar em uma cachoeira.
  6. Trópico de Capricórnio e Feira em Huacalera: Uma oportunidade para conhecer a cultura local em uma feira tradicional, onde você pode encontrar principalmente cerâmicas feitas a mão, além de observar o marco do Trópico de Capricórnio.
  7. Paleta de los Pintores em Maimará: Uma montanha colorida super linda e colorida, eu amo esse pueblo e a vista que ele tem para essa montanha que vale super a pena conhecer.
  8. Parque Nacional Calilegua: Além dos rios e das termas de Jordan, vale a pena explorar trilhas menos conhecidas neste parque nacional. Também é possível encontrar cachoeiras escondidas e vistas panorâmicas da selva.

Experiências únicas Salta e Jujuy

No Norte da Argentina, existem experiências únicas que oferecem uma imersão na rica cultura andina e oportunidades para se conectar com a comunidade local. Principalmente em datas comemorativas para esses povos.

Carnaval Andino

Durante o Carnaval, diversas cidades na região celebram com desfiles coloridos, danças tradicionais e rituais folclóricos. Participar dessas festividades é uma maneira emocionante de experimentar a energia e a alegria da cultura andina.

Cerimônia Pachamama

A cerimônia Pachamama é uma prática ancestral de homenagem à Mãe Terra, realizada pelos povos originários da região. Além disso, participar dessa cerimônia oferece uma oportunidade única de aprender sobre as crenças e tradições locais, bem como de compartilhar uma experiência espiritual profundamente significativa.

Voluntariado Salta e Jujuy

Engajar-se em atividades de voluntariado em comunidades locais pode proporcionar uma experiência única. Ao participar de projetos sociais, ambientais ou culturais, tive a oportunidade não apenas de contribuir para o desenvolvimento da comunidade, mas também de aprender sobre a vida cotidiana dos habitantes locais de uma forma que, de outra maneira, dificilmente teria acesso.

Por isso, se a intenção é se aproximar e conhecer novos costumes, recomendo fortemente que participe de um voluntariado. Essa experiência permite, além de estabelecer conexões significativas com os moradores locais, fortalecer laços e criar memórias duradouras. Além disso, muitas vezes, o voluntariado possibilita estender a estadia e se envolver ainda mais profundamente na cultura e na vida comunitária da região.

Eu sempre escrevo sobre o voluntariado, então, se você tem interesse, leia mais para entender se essa experiência é, de fato, para você.

Roteiros alternativos Salta e Jujuy

Com a intenção de compartilhar esses lugares incríveis onde tive o privilégio de viver por um ano, criei um eBook de guia de viagem do NOA. Nele, você encontrará todas as informações necessárias não apenas para ter uma experiência completa, mas também para fazê-lo de maneira consciente e respeitosa com o local. O guia abrange desde passeios até opções de hospedagem, transporte de ônibus, valores e oportunidades de voluntariado, tornando-se, assim, uma fonte abrangente de informações.

Além disso, caso tenha interesse em uma imersão local, basta entrar em contato comigo. Juntos, podemos construir um roteiro exclusivo que, sem dúvida, te ajudará a vivenciar as experiências mais autênticas, economizando tempo e dinheiro no processo! Então, que tal? Te vejo no norte da Argentina?

Índice