montanhas de purmamarca

Norte da Argentina: conheça as montanhas e a selva do NOA

O norte da Argentina engloba as províncias de Jujuy, Salta, Tucumán, Catamarca e Santiago del Estero. Esse território é conhecido principalmente pelas montanhas coloridas e a exuberante selva das Yungas. 

Em contra partida, quando visitei o NOA percebi que faltam muitas informações, já que o turismo ainda não é 100% estruturado nessas províncias. Por isso, reuni aqui as principais informações que você precisa saber para começar a planejar sua viagem.

É certo que, ao visitar essas províncias é possível sentir-se transportado para um mundo de beleza natural e cultura vibrante, principalmente para nós brasileiros que não estamos acostumados com as montanhas dos Andes. Para isso, confira essas dicas para descobrir os tesouros escondidos do Norte da Argentina.

Montanhas do Norte da Argentina

No Norte da Argentina é possível conhecer uma região marcada por sua espetacular paisagem montanhosa, onde os picos se elevam em alturas variadas e criam cenários deslumbrantes e diversificados. Assim, desde as províncias de Jujuy e Salta no extremo norte, até a passagem da ruta 40 por Catamarca, a altimetria varia significativamente. Tudo isso proporciona uma ampla gama de experiências aos viajantes.

As montanhas vermelhas mais conhecidas estão localizadas em Jujuy e Salta, com alturas máximas que podem chegar a cerca de 5.000 metros acima do nível do mar. Dessa maneira, as províncias apresentam formações rochosas únicas em tons avermelhados, criando um contraste vívido com o céu azul e a vegetação circundante.

Muitas dessas altas montanhas também podem ser vistas nas províncias de Catamarca e Santiago del Estero, que apresentam paisagens incríveis e menos conhecidas pelo turismo.  

Além disso, em Tucumán estão localizados alguns pueblos de altura, em altitudes que podem chegar a mais de 2.000 metros acima do nível do mar. Por essa razão oferecem uma visão fascinante da vida nas montanhas, com suas ruas de paralelepípedos e arquitetura colonial preservada, proporcionando uma autêntica experiência cultural aos visitantes.

Em suma, o Norte da Argentina é uma região montanhosa de grande diversidade, onde as altitudes variadas criam uma paisagem única e deslumbrante, oferecendo uma infinidade de experiências para os amantes da natureza e da aventura.

Selva no Norte da Argentina

As Yungas, também conhecidas como selva montanha ou selva subtropical, são uma região de floresta úmida localizada nas encostas orientais dos Andes.

Esse bioma corresponde as áreas mais baixas, onde encontramos as montanhas úmidas. Ali, a altimetria varia de cerca de 400 a 2.000 metros acima do nível do mar. 

Além das províncias de Salta, Jujuy e Tucuman, as yungas abrangem parte do sul da Bolívia e extremo sul do Peru. Esta área é caracterizada por sua rica biodiversidade, com uma variedade impressionante de flora e fauna, incluindo espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

Já em particular quanto as Yungas argentinas, vo e pode encontrar oportunidades únicas para ecoturismo, caminhadas, observação de pássaros e imersão na natureza exuberante desta região.

Deserto no Norte da Argentina

O Deserto do Norte Argentino, também conhecido por corresponder a mesma região do Deserto de Atacama, é uma vasta região árida.

Dessa forma, abrange principalmente as províncias de Jujuy, Salta e Catamarca, apresentando uma paisagem impressionante e variada, com dunas de areia, montanhas áridas, cânions profundos e salinas expansivas.

Alem disso, ao longo da Ruta 40 entre Cafayate e Cachi, encontramos as imponentes montanhas desérticas da Quebrada de las Flechas. Nesse ponto a altimetria varia de aproximadamente 1.000 a 3.000 metros acima do nível do mar. 

Apesar das condições extremas, o deserto abriga uma rica biodiversidade, incluindo flora e fauna adaptadas à aridez. Além disso, a região é conhecida por suas paisagens surreais e pontos turísticos icônicos como os desertos de sal.

Para incluir no roteiro Norte da Argentina

No Norte Argentino, há uma abundância de lugares imperdíveis, incluindo os pitorescos pueblos, vinhedos, paisagens selváticas e ruínas históricas, esses são os lugares mais conhecidos:

Cafayate, província de Salta

Conhecido por seus vinhedos, Cafayate é famoso pela produção de vinho e pelas formações rochosas únicas no Parque Nacional Quebrada de las Conchas.

Iruya, província de Salta

Um pueblo de 1500 pessoas escondido entre montanhas e conhecido por suas ruas de pedra estreitas e íngremes, bem como por sua rica herança cultural indígena.

Purmamarca, província de Jujuy

Abriga o famoso Cerro de los Siete Colores, Purmamarca é uma pueblo encantador cheio de cores e tradições. Também é o ponto de saída para o deserto de Sal do NOA.

Tilcara, província de Jujuy

Uma cidade histórica com uma forte presença indígena, abriga o sítio arqueológico de Pucará de Tilcara, além de oferecer belas vistas das montanhas e experiências culturais autênticas.

Humahuaca, província de Jujuy

Famosa por sua impressionante Quebrada de Humahuaca, uma garganta montanhosa listada como Patrimônio Mundial da UNESCO, e pela montanha de 14 colores. Humahuaca oferece uma mistura fascinante de paisagens naturais e patrimônio cultural.

Tafi del Valle, província de Tucumán

Situado em um vale montanhoso, Tafí del Valle oferece vistas deslumbrantes, lagos cristalinos e uma atmosfera tranquila. É um destino popular para caminhadas, passeios a cavalo e atividades ao ar livre, sendo o vale de altura mais alto.

Ruinas de Quilmes, província de Tucumán

Estas antigas ruínas pré-incaicas são um testemunho da civilização Quilmes, que habitava a região antes da chegada dos espanhóis. Os visitantes podem explorar as ruínas, aprender sobre a história e cultura dos povos indígenas e apreciar as vistas panorâmicas das montanhas ao redor.

Estes são apenas alguns dos lugares imperdíveis que o Norte da Argentina tem a oferecer, sendo os mais famosos de cada região, destacando a beleza natural, a história fascinante e a rica cultura da região. E acredite, existem muitos outros lugares não tão conhecidos que também recomendo incluir no roteiro e que podem surpreender a sua viagem no norte da Argentina.

Roteiro exclusivo Norte da Argentina

O turismo do NOA está se consolidando a cada ano, mas ainda faltam informações para conhecer todos os lugares incríveis dessa região, principalmente em português. 

Por isso, como eu estive no norte da Argentina por mais de um ano e pude vivenciar oportunidades distintas, além de conhecer lugares até então não promocionados, venho compartilhar.

Se você tem viagem marcada para o NOA e deseja ficar por dentro de todos os diferentes passeios e as melhores indicações de hospedagem, entre em contato comigo e juntos podemos construir um roteiro exclusivo que te vai ajudar a ter as experiências mais autênticas economizando tempo de dinheiro! Te vejo na estrada?

Índice