Jujuy, a província da Argentina localizada no noroeste do país conhecida por seus pueblos entre montanhas e por seu Carnaval, uma das festas mais famosas na América Latina pela tradição.
Conheça os pueblos, a história e a programação que recebe milhares de visitantes no feriado de carnaval!
Carnaval do norte argentino
O famoso carnaval de Jujuy é uma festa vibrante que mescla a folia com tradições andinas e cores vibrantes.
As celebrações são marcadas por desfiles de grupos folclóricos, danças típicas como a chacarera e a zamba. Por isso as ruas se enchem de pessoas vestidas com trajes coloridos, e claro, dos famosos diablos junto das comparsas. É uma experiência cultural genuina em meio à diversidade argentina e apesar da província juntar visitantes de todo o mundo, quem domina a festa são os argentinos.
Onde passar o carnaval de Jujuy
Para vivenciar o Carnaval em Jujuy, na Argentina, é comum hospedar-se na cidade de TILCARA, que é conhecida por sediar a parte mais turistica da festa mais autêntica da região. Todos os dias as comparsas saem nas ruas com muita música, cores e bebidas tradicionais como o vinho com Fanta.
Além disso, HUMAHUACA também oferece experiências únicas durante o Carnaval, embora com menos comparsas e visitantes, mas sem deixar de lado a tinta na cara e a espuma pro ar.
Nos últimos anos, UQUIA e MAIMARA vem tendo destaque no sábado e domingo respectivamente, porque oferecem a tradicional descida dos diablos pelas montanhas, sendo palco da tradição mais emocionante e representativa da cultura e cosmovisão andina.
Quantos dias dura o carnaval de jujuy
O Carnaval de Jujuy dura semanas, dividido em etapas, como o Carnaval Grande, que acontece no mesmo fim de semana que pintamos folia no Brasil, logo no feriado de carnaval se celebra o Martes de Chaya. Não para por ai, no sábado seguido na quarta feira se cinzas inicia o Carnaval Chico e no próximo final de semana o Carnaval de Flores. A festa só acaba no terceiro e último fim de semana com o Carnaval de Remache.
Cada cidade ou região pode ter sua própria programação específica, e os turistas participam de maneira geral, ao Carnaval Grande, já que as sucessivas celebrações mais intimas e comandadas pelos pueblos originários da Quebrada de Humahuaca.
Porque se vestem de diabo no carnaval de Jujuy?
A vestimenta de diabo é parte de uma representação cultural e folclórica que remonta a tradições andinas. O diabo é um personagem típico das festividades, e sua presença simboliza uma luta entre forças do bem e do mal.
Na cultura andina, essa representação muitas vezes está relacionada a rituais de fertilidade e proteção contra espíritos malignos. Além disso, o diabo também é associado à sátira social e política, permitindo que os participantes expressem críticas de forma lúdica durante o Carnaval.
Fiz um video no instagram contando um pouco mais do significado da figura para a cultura andina.

Os diablos não podem tirar a fantasia?
Durante as festividades, é parte da tradição que os diablos permaneçam com suas fantasias durante todo o evento. A vestimenta é considerada sagrada e respeitada como parte da cultura e das tradições locais.
Desenterro do diablo na quebrada de humahuaca
O “Desentierro del diablo” é uma tradição única do Carnaval de Jujuy que tem suas raízes na cultura andina. Durante essa cerimônia, um boneco chamado Pucllay é desenterrado no início do Carnaval, e nesse momento, os diablos descem as montanhas dando início a celebração.
No final do carnaval, o boneco é enterrado novamente representando a esperança de mais um ano de fertilidade no solo, já que Pucllay representa o sol nas crenças antigas junto a Pachamama.
Assim, o ato de enterrar e desenterrar o boneco representa um ciclo de fim e recomeço de colheita. É uma celebração carregada de significado cultural e espiritual para as comunidades da região de Jujuy.
Programação do carnaval de jujuy
As festividades começam antes do final de semana de carnaval, desde a primeira quinta feira do ano se celebram encontros por grupos, até que o dia no sábado começam as celebrações a partir do desenterro do diabo.
Jueves de ahijados
Para os jujeños as celebrações de carnaval começam duas semanas antes do carnaval, em uma quinta feira. Nesse dia, padrinhos e afilhados saem às ruas com as comparsas, muita música e festa para a criançada.
Jueves de compadres
Já faltando uma semana para o carnaval, acontece a juntada dos compadres, também na quinta feira. Churrasco, bebidas e músicas folclóricas marcam o dia em que os homens se reúnem em casas ou campings para celebrar.
Jueves de comadres

Para finalizar, na quinta feira antes de dar início ao carnaval, se juntam as comadres. Esse é conhecido por ser o jueves mais animado do carnaval de Jujuy. As mulheres se juntam para cozinhar e compartilhar uma festa apenas de mulheres.
Desentierro del diablo
A celebração do carnaval começa no sábado. Assim, as primeiras comparsas começam a tradição de desenterrar o boneco a partir das 16 horas em Tilcara, Humahuaca e atualmente a descida de diablos mais famosa acontece em Uquia. Já em Maimara o desenterro acontece no domingo.
Enterro del diablo
Depois de acompanhar as descidas dos diablos pelas montanhas, a galera celebra o carnaval nas ruas pelos próximos três dias, até que, na quarta feira, as celebrações vão se tranquilizando principalmente porque a maioria dos turistas já volta pra casa.
Posteriormente, o enterro do diablo das comunidades acontece do enterro próximo no domingo, quando de fato todos voltam a sua rotina, trabalho e marcam o fim das celebrações.
Se voce vai viajar para o norte da Argentina, agende uma consultoria de viagem comigo, eu estive por 1 ano conhecendo as famosas montanhas, tradições e os passeios mais alternativos da quebrada de Humahuaca que muitas pessoas não conhecem.